quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pedro e Inês em verso...



Tristes acontecimentos,
Estes que vou narrar,
A história de Inês,
A quem mandaram matar.

O amor mais puro,
E digno da memória,
Devotou ao seu amado,
Numa breve história.

Pedro e Inês,
Almas o amor juntou,
Por ele ela lutou,

A seguir alguém a matou,
Mas D.Pedro sempre amou,
E na vida a morte vingou.

(fonte: http://www.poemas-de-amor.net/blogues/killas/ines_de_castro)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pequena biografia de Inês de Castro


Inês de Castro nasceu em 1320 ou 1325 na Galiza, era filha ilegítima do nobre galego Pedro Fernandes de Castro, o da Guerra, e de uma dama portuguesa, Aldonça Suárez de Valadares, e irmã de D. Fernando e de D. Álvaro Pires de Castro. Por parte de seu pai era bisneta ilegítima de D. Sancho de Castela, pai de D. Beatriz de Castela que era mãe de D. Pedro, futuro Rei de Portugal. Era, portanto, prima em 3º grau de D. Pedro.

Viveu parte da sua infância no castelo de Albuquerque cuja dona, que a criou como filha, era casada com Afonso Sanchez, filho ilegítimo de D. Diniz, até vir a ser aia de sua prima de D. Constança Manuel, filha de João Manuel de Castela, poderoso nobre descendente da Casa Real Castelhana e que estava prometida ao príncipe de Portugal, D. Pedro.

Inês de Castro chega a Évora, integrada no séquito de D. Constança, em 1340. Desde cedo foram conhecidos os amores de D. Pedro pela dama galega. D. Afonso IV, temendo esta relação, exila-a na fronteira espanhola em 1344.

Após a morte de D. Constança volta a Portugal, tendo vivido com D. Pedro, de quem vem a ter quatro filhos, o primeiro, D. Afonso, que morreu em criança. Viveram em vários locais na zona da Lourinhã e, por fim, em Coimbra no Paço da Rainha Santa junto ao Convento de Santa Clara-a-Velha, tendo sido degolada a 7 de Janeiro de 1355 por ordem de D. Afonso IV.

Da vida de Inês de Castro pouco se sabe, a sua trágica morte e o amor sem limites de D. Pedro e a forma como este quis perpetuar esses amores, alimentou desde cedo a poesia e a narrativa histórica, não deixando morrer o mito Inês de Castro.

Fonte: wikipedia

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bem-vindos!

Somos três alunas do 9ºano, da Escola E.B. 2/3 João de Meira, em Guimarães e propusemo-nos participar na 2ª edição do concurso Inês de Castro com este blog.

Como se pode constatar pelo título, o tema chave são "Os Amores de D. Pedro e D. Inês de Castro", esta história de amor tão trágica que certamente já conhecem.

Seria óptimo se este Blog fosse encontrado, certamente nos confins do google, e pudesse de alguma forma ajudar o estudo de algum estudante perdido.
Estamos dispostos a todo o tipo de comentários construtivos! Divirtam-se a navegar no blog!
Esperamos que este vos seja proveitoso!